Hoje em dia o comércio faz de tudo para atrair consumidores, então estão sempre fazendo promoções, liquidações e etc, mas é ai que está o perigo, porque existem um certo grupo de pessoas que não se contém ao ver uma dessas promoções e acabam comprando apenas por impulso, o prazer da compra acaba ultrapassando todos os limites, são os chamados "Compradores Compulsivos".
Qualquer especialista da area, diz que isso pode ser visto como uma doença grave que precisa ser tratada, e também como um vício, tendo os mesmos riscos da dependência de drogas e do alcoolismo. Porque alguns desses compradores colocam suas frustrações nas compras e gastam dinheiro sem ao menos ter, alguns acham que só vão ficar bem se comprarem alguma coisa que, provavelmente nem irão usar só pelo prazer momentaneo da compra.
Para fugir dessa situação, especialistas dão pequenas dicas que podem ajudar, como:
- Fazer uma lista com itens que sejam realmente necessários.
- Levar dinheiro ou folhas de cheque de acordo com o que for comprar.
A expressão Sociedade de Consumo designa uma sociedade característica do mundo desenvolvido em que a oferta excede geralmente a procura, os produtos são normalizados e os padrões de consumo estão massificados. O surgimento da sociedade de consumo decorre directamente do desenvolvimento industrial que a partir de certa altura, e pela primeira vez em milénios de história, levou a que se tornasse mais difícil vender os produtos e serviços do que fabricá-los. Este excesso de oferta, aliado a uma enorme profusão de bens colocados no mercado, levou ao desenvolvimento de estratégias de marketing extremamente agressivas e sedutoras e às facilidades de crédito quer das empresas industriais e de distribuição, quer do sistema financeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário